Por Flavio Pinella
Que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados está dando muita dor de cabeça para organizações de todos os setores não é novidade. Mas, os varejistas estão realmente preparados para os impactos da lei na área de cadastro de fornecedores?
Atuando há mais de 5 anos com implantação de processos e tecnologia para melhorar a eficiência de diversas empresas, nossa consultoria percebeu que o principal gargalo de qualquer organização e que vira uma cadeia de processos equivocados é o cadastro de fornecedores, produtos e clientes. Isso porque, um equívoco nesta parte de entrada do contato e falta de atualização de dados, que vão da produção à entrega.
Mais especificamente no varejo, o cadastro de fornecedores é o que merece mais atenção, sobretudo com os impactos da LGPD em que todos os seus fornecedores devem estar em compliance com as regras da lei, não somente a sua empresa.
Agora, imagine se você é uma empresa de alimentação que fornece produtos para diversos minimercados e outros estabelecimentos em que muitas vezes, há uma certa confusão entre pessoa física e jurídica. E, como cadastrar esta empresa em seu banco de dados, sendo que muitas delas ainda operam de maneira manual. Como garantir a segurança de dados e que estas organizações estão em compliance com as diretrizes da organização e da lei?
Além de se atentar com questões simples como a regularização deste micro varejista nos órgãos públicos é preciso avaliar a situação da pessoa física, isso porque, na LGPD, por mais que esteja muito focada na pessoa física, a responsabilidade da empresa é dos sócios (pessoas físicas), então é necessário um trabalho minucioso para descobrir se tudo está correto com a documentação da empresa e seus sócios, a equipe de vendas estar totalmente integrada com a área de cadastro, ter a escolha de um sistema que esteja integrado com o ERP da empresa, CRM, para que todos tenham a mesma visão e sobretudo, uma forma de agilizar a busca destas informações destes varejistas para o cadastro de maneira automatizada.
E não basta somente cadastrar. Muitos destes varejistas se perdem na atualização da base. Afinal, ao longo de tantos anos desenvolvendo processos vejo que a forma que o fornecedor é cadastrado, nenhuma alteração sobre ele acaba sendo feita e se tem uma base estática, o que não agrega valor ao longo prazo, uma vez que é gasto muito tempo com o recadastramento destes fornecedores no futuro e a avaliação contínua se ele ainda é aderente a LGPD.
Na Inflow Tech temos uma metodologia e sistemas próprios que trazem dinamismo e aderência ao compliance na base de fornecedores que traz uma atualização contínua da base e integração com as outras ferramentas. Podemos dizer que uma atualização somente neste ponto, já traria para os varejistas uma redução de até 60% no FTE da organização.
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