Por Flavio Pinella
Muitas empresas acreditam que estão fazendo o certo porque já adotam seus processos há muito tempo e eles estão teoricamente “em ordem”. Mas, como perceber que você está perdendo tempo e dinheiro com um processo que poderia ser melhorado?
Um controle contínuo de processos nada mais é do que a análise constante de tempos em tempos dos macroprocessos da empresa, com a finalidade de detectar falhas e oportunidades de melhorias, para aumentar a produtividade do negócio, permitindo uma melhor alocação de pessoal e otimização financeira da companhia para investimentos em automação e, consequentemente, redução do FTE.
Mas, de quanto em quanto tempo é preciso se revisitar um processo?
É necessário avaliar as mais variadas vertentes da empresa, porque cada uma depende do perfil do mercado entre outras questões. Mas, assim como os planejamentos que antes eram de 5 anos e agora são feitos de maneira anual, com acompanhamentos trimestrais e análise constante dos dashboards, com os processos essa visão não muda, por conta da agilidade de transformação dos serviços/produtos.
Por esse motivo é importante trabalhar com sistemas de gestão de processos do negócio (sistemas BPM) monitoram o andamento dos processos de uma forma rápida e barata. Assim, os gestores podem analisar e alterar processos baseados em dados reais, caso sintam uma necessidade, sem um tempo determinado para que as mudanças ocorram.
Além do que, ao se desenvolver um projeto de gestão de processos é necessário se atentar para as seis fases que o envolvem: conhecimento da organização, seleção do processo, mapeamento do processo, análise do processo, estabelecimento de mudanças e implementação e monitoramento do processo.
Tudo isso é óbvio que vai depender de cada setor e cada negócio, mas em via de regra, a constante avaliação de seus processos e tecnologia é o que definirá o sucesso futuro de sua organização.
www.inflowtech.com.br
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e