Você sabe quais são as tendências em automação de processos que as empresas tendem mais a investir no próximo ano?
Não é novidade para ninguém que o investimento em RPA (robotização para automação de softwares) será o principal carro-chefe das organizações em investimentos de automação no próximo ano. Mas, a tendência é que essa tecnologia venha agora acompanhada de um projeto claro de melhoria de processos.
De acordo com dados da Gartner, ainda neste ano 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo de suas companhias apoiado por RPA. Ou seja, muitas empresas têm o interesse em desenvolver automações focadas em trazer ganho de escala e economia. Porém, sem um processo claro de gestão, muitas delas podem estar perdendo dinheiro ao invés de ganhar.
É necessário ao se implantar uma tecnologia de automação estar atento na:
- Identificação dos responsáveis pela tecnologia e projeto
- Os próximos agentes após a implantação
- Workflow da informação que se está automatizando
- SLA claro
Ao agir dessa forma os processos de automação se tornam claros, porque se aproveita realmente da inteligência que ele pode trazer.
Dentre as tendências de RPA mais usadas nas empresas temos:
- Automação do processo de conciliação
- Automação de folha de pagamento
- Robotização para distribuição de tarefas (controle de gestão à distância)
- Automação da gestão fiscal
- Automação de gestão financeira
- Automação nos processos de controle e gestão de contatos
É possível ter vários motivos para a implantação de um RPA, seja para reduzir o volume de tarefas repetitivas, fazer captura de informações de maneira automática ou ainda para trabalhar a alimentação de sistemas, mas ela deve vir muito acompanhada de uma análise nos processos adotados pela organização. Muitas vezes a automação faz só uma pequena parte dentro de um processo de melhoria da organização, que deve sempre deve se iniciar por uma análise crítica do desenvolvimento de processos, políticas e tarefas.