O gargalo da logística vem do cadastramento de clientes

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Falamos em outro artigo sobre como o cadastro de fornecedores impacta as empresas, sobretudo do varejo. Mas, com a proximidade de datas sazonais no varejo, é importante se atentar aos problemas de logística que podem surgir por conta de inconsistências no cadastro de clientes.

De acordo com o histórico de nossas consultorias de gestão de processos, mais de 50% dos principais problemas das empresas que atendemos vem do cadastramento de clientes, e fornecedores. Sobretudo no cadastro de clientes, os erros podem impactar diretamente na capacidade da operação e, por consequência na logística para entrega de produtos, que tem que ser eficaz para garantir o sucesso da estratégia em uma das datas que mais vendem no varejo, que é a Blackfriday.

Dentre os principais problemas que encontramos, temos:

  • Falta de uma política clara de atualização de contatos, que deixam informações importantes defasadas e inutilizáveis em alguns casos;
  • Informações incompletas (dados importantes para o exercício de suas atividades faltantes – endereço, informações específicas de contrato e cobrança);
  • Não ter uma ferramenta de automação – Foi-se o tempo que o controle manual era suficiente. Atualmente, informações em uma ferramenta com acesso a nuvem é fator determinante;
  • Falta de padronização das informações dos clientes (não é possível fazer a coleta de 10 informações de um cliente, 5 de outro e 20 de outra organização, porque não é possível fazer relatórios estratégicos para avaliar a saúde de seus negócios);
  • Não classificar o cliente da maneira correta (é necessário em um bom processamento de cadastro de clientes ter uma classificação correta do tipo de cliente, seja por volume de demandas, faturamento ou outra forma de classificação);
  • Não ter um responsável pelo trabalho – Afinal, toda atividade que não tem um responsável se perde no meio do caminho.

Porém, como desenvolver uma estratégia de padronização de cadastro campeã?

É preciso se atentar para 3 aspectos que fazem toda a diferença no cadastramento. São eles:

  • Padronização no processo e informações do início ao fim
  • Integre seus sistemas de cadastro de clientes com o seu ERP
  • Tenha conexões muito claras entre seus processos (de operação e comercial)

A organização e planejamento são os fatores determinantes para que seu cadastro de clientes seja iniciado da maneira correta e seja dinâmico para que se mantenha sempre útil. Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para implantar um processo de gestão do seu cadastro de clientes?

Entre em contato com a Inflow Tech
www.inflowtech.com.br

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