Cybersegurança, LGPD e a necessidade de prevenção

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Os recentes ataques a grandes empresas do Brasil deixam a dúvida na cabeça de empresas e clientes. Será que sua empresa está preparada para se proteger a tudo isso?

Ainda segundo o estudo, os criminosos virtuais brasileiros tentaram ataques em sua maioria por phishing. Mas, também foi registrado aumento nos ataques DDoS e em ataques que sobrecarregam e derrubam servidores.

A LGPD tem tido um papel de trazer uma responsabilidade às empresas para cuidarem dos dados de pessoas físicas que elas administram. Por isso, as empresas precisam tratar a questão da cibersegurança e da lei de proteção de dados não somente como um protocolo para evitar punições, mas como uma forma de pensar sua organização, com a finalidade de garantir segurança a seus clientes, fornecedores e profissionais.

Um processo de segurança da informação, diferente do que muitos pensam não podem ser somente pensados em uma célula de TI é uma mudança muito mais ampla que passa por todas as áreas da organização e é muito pautada pelas políticas da companhia e sobretudo pela sua cultura organizacional. Afinal, não adianta de nada eu ter os melhores sistemas criptografados, diversos protocolos de segurança para acessos de informação, se o colaborador puder tirar uma foto da tela do computador e vazar alguma informação estratégica.

A mudança cultural é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso de uma estratégia de cibersegurança eficaz. E, não sou somente eu que digo isso. Para se ter uma ideia, um ISSO 27001 de segurança da informação só é concedido se sua empresa provar que todos os profissionais foram treinados para identificar e mitigar riscos. Por isso, o processo é muito mais complexo que as empresas calculam e necessita de uma consultoria externa de apoio para fazer esse raio-x geral do passo a passo e onde podem estar as possíveis falhas que precisam ser corrigidas.

Sistemas sem processos não geram resultados e vice-versa. Uma área não é mais desassociada da outra. Por isso, na Inflow Tech todos os nossos projetos levam essas duas vertentes em sua composição. Se algum dia vi em um slogan que imagem não é nada sem conteúdo, digo que tecnologia não é nada sem processo.

A organização e planejamento são os fatores determinantes para que seu cadastro de clientes seja iniciado da maneira correta e seja dinâmico para que se mantenha sempre útil. Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para implantar um processo de gestão do seu cadastro de clientes?

Entre em contato com a Inflow Tech
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