Por que instituir um departamento de gestão de qualidade em sua organização? Quais são os prós e contras de ter uma estrutura dessa em sua organização?
Se você trabalha em uma indústria esse entendimento é mais claro sobre a importância de se ter um departamento voltado a qualidade de seu produto. Afinal, é preciso avaliar se ele é usual, se todas as unidades estão sendo feitas de maneira padronizadas e também é mais claro a divisão das responsabilidades desse setor, de garantir toda uma produção com a mesma qualidade onde quer que você compre aquele determinado produto. Mas, e no setor de serviços, por que seria aplicável? Como medir?
Ao longo destes anos trabalhando em consultoria de gestão de processos vejo que muitas empresas pecam em não adotar ações concretas para garantir a qualidade de seus produtos e serviços antes que hajam reclamações de clientes, saída de equipes e uma necessidade de reestruturação total dos processos, algo caro e demorado.
Muitas vezes pequenos problemas poderiam ser rapidamente solucionados se alguém da área de qualidade detectasse falhas e fizesse pequenas correções para garantir eficiência nas operações sejam elas de serviços ou produtos. Afinal, a gestão de qualidade tem 8 princípios: Foco no cliente e sua satisfação; Liderança e envolvimento das pessoas na busca pela qualidade; Abordagem por processos, que possibilita a visão sistêmica e geral do funcionamento da empresa; Busca da melhoria contínua, concentrando-se em aumentar a qualidade e buscar a superação de expectativas dos clientes; Abordagem factual para decisões, ou seja, basear decisões importantes em fatos e dados concretos; Cultivo de relações de benefícios mútuos com fornecedores e empresas parceiras também são pilares de referência desse tipo de gestão.
Ter um departamento de qualidade não exclui a necessidade de (em determinados momentos) fazer uma revisão completa e uma consultoria de seus processos de uma maneira geral para otimizar suas ações. Mas, ele garante uma mudança de mindset em toda a organização, inclusive em sua cultura, o que torna a empresa muito mais aderente a mudanças propostas durante essas grandes transformações. É prevenção, é garantia de que a sua proposta como organização se reflete em seus produtos ou serviços e traz uma cultura de aderência de suas pessoas em trabalhar em prol da qualidade. Pense nisso!