Muitas empresas pecam por não ter a integração de seus sistemas e conseguir assim uma maior eficiência em suas operações. Porque, muitas vezes o processo não está errado, mas a tecnologia sim.
Imagine só, em todos esses anos de carreira, tenho me deparado com muitas empresas com o mesmo problema, uma quantidade imensa de sistemas, cada um contendo muitas informações duplicadas e muita inconsistência de dados.
Vamos exemplificar. Já me deparei com empresas que tinham informações de base de clientes instaladas em 4 sistemas diferentes, no CRM, no ERP, no sistema de gestão de atividades da equipe e no sistema de gestão de assinaturas e contratos. Cada um administrado e abastecido de informações diferentes, ou seja, é óbvio que as informações serão inconsistentes e nenhuma base terá 100% das informações corretas sobre os clientes da companhia.
Neste caso eram no mínimo 4 pessoas de áreas diferentes destinadas aos mesmos esforços, descobrir e atualizar informações dos clientes para o melhor andamento das atividades, mas com a divisão em sistemas separados, falhas podem facilmente ocorrer e uma informação que é estratégica para todos sobre algum cliente pode ficar retida em apenas um dos muitos sistemas.
Unificar sistemas traz uma redução muito rápida ao FTE da empresa, isso porque otimiza o tempo dos profissionais na coleta de informações estratégicas, o que pode direcionar seus esforços para outros fins, pode trazer uma tomada de decisão mais eficaz (afinal terão transparência nos dados processados) e traz uniformidade para o compliance da organização além de mitigar os riscos de vazamento de informações, uma vez que a tecnologia vai estar bem clara e será possível rastrear as ações desenvolvidas nos sistemas que estão integrados.
Conceitualmente, integração de sistemas nada mais é do que a conexão dos mais variados sistemas de sua empresa e fazer com que as informações deles sejam transferidas e compartilhas com mais facilidade, automatizando processos e, consequentemente, aumentando sua produtividade. Portanto, vale a pena revisitar seus processos atuais para fazer uma avaliação de seus sistemas existentes e as melhores formas de integração.