Quais são as profissões do futuro?

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Estava vendo uma matéria publicada na Exame recentemente sobre a opinião de Elon Musk, o homem mais rico do mundo, sobre profissões do futuro e achei as colocações dele muito interessantes.

De acordo com o dono da Tesla, algumas profissões tendem a se tornar “um pouco inúteis” com o avanço da tecnologia global e precisamos nos adaptar ao que está por vir. Ele deu essa declaração durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial e ao ser questionado se a população deveria se preocupar com a perda massiva de empregos, o bilionário foi muito enfático em dizer que sempre que há uma revolução industrial muitos empregos são extintos, mas muitos novos são criados por conta das novas exigências que as tecnologias trazem.

Tudo isso me fez pensar, diante de tudo isso, quais seriam as profissões mais promissoras para o futuro?

A matéria ainda fala que Musk acredita que quem estiver melhor preparado para lidar com a tecnologia sofrerá menos e aconselhou os jovens a cursarem engenharia, o que parece algo meio óbvio diante de tudo. Mas, por sua vez, ele ressaltou que vê que com o tempo a inteligência artificial “simplesmente escreverá seu próprio software”, e a necessidade de criadores de programação também pode perder tanta força.

De qualquer forma a síntese do que ele disse se resume a dois fatores, as profissões estarão extremamente ligadas a carreiras voltadas a administração das novas tecnologias e gestão de como as pessoas serão incorporadas neste contexto. Por isso, o foco em engenharia e carreiras voltadas a pessoas, como Recursos Humanos e Marketing.

Para Musk quem trabalha com pessoas ou engenharia está no caminho certo e eu concordo com ele.

De acordo com um levantamento da Robert Half sobre profissões do futuro, das várias listadas por eles estão: Engenheiro de inovação, Engenheiro de dados, People Analytics, Especialistas em DEI (responsável pelo planejamento, execução e monitoramento de estratégias que tenham como foco a inclusão das pessoas nas empresas), Change Management, Arquiteto de Soluções, Analista de Martech (responsável por estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing, aliando as demandas de vendas e marketing), entre outras, o que comprova a tese do bilionário.

De qualquer forma o futuro será baseado em como nos adaptaremos as tecnologias e inserimos ela no dia a dia das pessoas. Por isso, para eu que atuo com revitalização de processos e implantação de novas tecnologias é tão importante entender para onde o mercado se encaminha e como será os focos de contratação dos recrutadores do futuro. Vale a pena investir na transformação digital inclusive em sua carreira. Afinal, com discussões cada vez mais avançadas sobre o metaverso essa realidade pode estar cada vez mais próxima e quem estiver preparado sairá na frente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress