Por que muitos processos de inovação estão falhando?

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Muitas empresas estão numa corrida desenfreada para implantar inovações em seus negócios e estarem aderentes as exigências de ser uma empresa ESG, como determina o mercado, mas esquecem de refletir sobre o passo atrás, fortificar a cultura organizacional.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela PwC, mostrou que cerca de 69% das lideranças globais atribuem grande parte do sucesso nos negócios pela implementação e fortalecimento da cultura organizacional e 76% dos líderes corporativos brasileiros entendem que este é um assunto relevante em suas agendas.

De acordo com uma nomenclatura técnica, a cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional e ela influencia todos os membros dessa organização por meio de diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades (fonte:Wikipedia)

Ao entendermos que ela faz parte do todo das empresas, não é possível pensar em implantar inovações, estabelecer padrões de governança e desenvolver ações de cunho social e sustentável, se essa cultura não for sólida, na qual toda a organização converse esteja focada nos mesmos objetivos para que os projetos deem certo.

Ao longo de anos visitando empresas para implantar novos processos e projetos de atuação, por muitas vezes esbarramos em questões estruturais, com colaboradores resistentes em relação as mudanças e inovações propostas pela Consultoria e isso é um problema cultural que deve ser tratado não somente pela área de RH, mas também por toda a liderança. A inovação vem de uma transformação cultural e mudança de mindset.

Empresas tidas como inovadoras têm muito foco em cultura organizacional e este ponto não é responsabilidade de um departamento específico, ela tem de estar intrínseca no DNA da organização, desde a contratação de profissionais, a tratativa com o cliente, forma de trabalho e colaboração entre equipes.

Quase 90% das empresas mais ricas do mundo em 1950 já não existem mais e isso vem muito pela falta de implantações necessárias de inovação para que estes negócios sobrevivessem. Ter uma cultura organizacional sólida é o fator necessário para que uma implantação de inovação seja viável.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress