A vantagem competitiva do score de cibersegurança

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

O score de cibersegurança é um índice de pontuação que define o nível de proteção de uma organização no ambiente digital e em um período com crescente volume de ataques hackers às empresas, sobretudo no Brasil, esse score se tornou extremamente necessário para as organizações.


De acordo com pesquisa da seguradora Allianz, 64% dos empresários brasileiros afirmam que a ameaça de ataques feitos por softwares que se instalam em computadores e sistemas e roubam dados, o vazamento de informações, e as interrupções de TI são os principais riscos para os negócios em 2022, por isso garantir a segurança dos dados tem se tornado tão estratégico.


Outro dado que confirma essa apreensão das empresas é que, segundo a empresa Fortinet somente entre janeiro e junho de 2021 foram mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos e pensar em estratégias para garantir a segurança da informação dos clientes é um fator crucial para garantir a competitividade esse ano.


Quando falamos dos ataques a dados de empresas como Porto Seguro, Localiza, entre outras podemos perceber que além do prejuízo inicial às áreas internas, a usabilidade dos clientes e, em alguns casos, até no pagamento de uma quantia para o resgate de informações, não podemos esquecer dos prejuízos intangíveis a longo prazo, como é o caso da reputação da marca no mercado, o que afetará diretamente seus negócios perante seus concorrentes.

Mas, neste contexto, porque o score de cibersegurança é tão estratégico?

Com a missão de atribuir notas de 0 a 100 às boas práticas da organização no quesito cibersegurança, o score é fundamental para que seus clientes e o mercado tenham conhecimento de que sua empresa está totalmente aderente as melhores práticas para garantir a melhor segurança possível das informações que você dispõe.

Por meio do score é possível mapear a segurança de domínios, existência de campanhas de malware associadas a ele, verificar o compliance da organização com as melhores práticas de segurança da informação, certificados digitais, vulnerabilidades, entre outros aspectos, apresentando sim um diferencial competitivo de mercado e viabilizando as áreas de TI e Segurança da Informação com dados estratégicos para seu melhor funcionamento.

Tudo isso, aliado a um processo eficaz de gestão da tecnologia contribui para que organizações tenham uma transparência sobre suas ações no mercado gerando maior credibilidade e confiabilidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress