A gestão de processos como fator determinante no setor de serviços

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Se engana quem acha que a gestão de processos é aplicada somente em indústrias e varejo, onde há controle de logística e estoque. Ela tem sido uma ferramenta estratégica de otimização de recursos também no setor de serviços.  

Quando falamos do setor de serviços tudo se torna mais complexo porque muitas vezes estamos falando sobre ativos intangíveis para a entrega do trabalho e fazer o controle e a gestão dos processos pode ser um desafio imenso, mesmo porque nesse segmento é ainda mais difícil para as empresas enxergarem seu chamado Break Even (ou seja, o ponto de equilíbrio de seu negócio o momento em que o montante da receita é exatamente o necessário para cobrir as despesas da empresa, fixas ou variáveis).

Saber este aspecto é importante porque com ele é possível saber a viabilidade do negócio, se planejar para se estruturar em questão de precificação dos serviços, capital para investimento em melhorias, entre outras ações estratégicas que ajudarão na condução do negócio.

Como saber se a minha empresa está cobrando o valor correto pelos serviços prestados para obter lucratividade? Como saber se a forma que este serviço está sendo feito é a melhor opção? Será que estou subutilizando os recursos da minha empresa ou faltam melhorias tecnológicas para que minhas atividades tenham maior eficiência?

Essas perguntas são recorrentes na cabeça de gestores deste segmento e aí que uma gestão correta dos processos, com metodologia aplicada e análises concretas auxilia essas organizações em seus planejamentos estratégicos.

Se você não tem o raio x da saúde de sua empresa atualmente, como fará um planejamento estratégico com ações futuras que seja realista?

É preciso ter técnica e mudar o mindset de todos da organização para estarem voltados aos preceitos da gestão estratégica que são basicamente 4 na área de serviços: perfil, processos, produtos e pessoas.

É preciso ter muito claro o perfil do estado atual da organização diante de si e até de suas concorrentes, definir processos claros e aplicáveis para a otimização das atividades para que isso seja refletido no desenvolvimento de seus produtos ofertados e com pessoas que engajem neste objetivo.

Muitas vezes até pelo dia a dia e por não ter essas técnicas desenvolvidas de metodologia dentro da organização, muitas empresas têm recorrido a consultorias especializadas em avaliar e aplicar esses pontos de melhoria na gestão de processos dentro da companhia.

É um desenvolvimento constante a gestão de processos, seja na indústria ou serviços, mas seus frutos são muitos e geram a continuidade da empresa ainda mais em um mercado tão disputado, ágil e pouco permissivo a erros.

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