Conforme o Flipping The Odds of Digital Transformation, do Boston Consulting Group (BCG), três em cada quatro empresas brasileiras falham na transformação digital e apesar de ser um interesse das organizações, elas apresentam muitas dificuldades para concretizar de fato essa mudança.
É importante esclarecermos um ponto muito comum quando falarmos de transformação digital. Se engana em acha que ela é apenas um processo de digitalização da organização, ela é muito mais que isso, é uma forma de trabalho que as empresas devem adotar para estarem constantemente preparadas para o novo, para o digital e responder de maneira ágil as transformações do mercado.
Neste sentido, as empresas entendem a importância de se investir em transformação digital. Um estudo com 100 empresas feito pela Samba Digital mostrou ano passado que cerca de 45% das empresas entrevistadas já implementaram uma estratégia de transformação digital.
Mas, quando analisamos um relatório divulgado pela TEKSystems um pouco mais antigo, vemos que a Transformação Digital dá errado em 70% das empresas e a resposta pode até ser complexa na execução, mas muito mais simples de entendimento, falta uma compreensão do que o processo de transformação digital vai muito além da implantação de novas tecnologias.
Muitas empresas esquecem que tão importante quanto escolher a tecnologia que deve ser incluída em sua organização é a definição do processo correto que fará a engrenagem funcionar.
Entender se a forma de fazer o que se faz se é a mais eficiente, fazer um planejamento de transformação digital para gerar maior efetividade em suas ações, cuidar de que todas as partes da empresa sejam inseridas nesse projeto de mudança e trabalhar na criação de uma cultura organizacional para que essa nova forma de pensar seja permanente e voltada a constante evolução é o caminho do sucesso para que a transformação digital não seja falha.
E isso se consegue com muita metodologia voltada a Design Thinking e pensamento ágil. Mudar o mindset é um caminho sem volta direcionado ao sucesso.
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e