Descobrir o ponto de equilíbrio de uma organização, ou seja, o exato ponto em que não há prejuízos, nem lucros no controle financeiro da empresa é algo essencial para que projetos de gestão estratégica tenham maior efetividade. Mas, você deve me perguntar, por que todas as empresas devem ter ciência desse indicador?
O Break even é um indicador real que traz à tona a saúde do negócio. Ao ter esse raio x, você entende que qualquer resultado abaixo deste ponto representa prejuízos e acima representa lucros para a organização, o que a ajuda a traçar projetos, fazer investimentos e até mudar seu modelo de negócios caso esteja muito abaixo deste ponto de equilíbrio.
O Break even permite um monitoramento mais eficiente sobre as finanças da organização, possibilitando a avaliação da viabilidade de operação e de estratégias que vão desde a busca de investimentos no mercado, até a decisão de um M&A.
Apesar da conta ser simples, o equilíbrio de meus custos versus a minha receita, (PEF = (gastos fixos – gastos não desembolsáveis) / margem de contribuição) a maioria das organizações que eu atendo em meus projetos de consultoria em gestão de processos esbarra no break even. E, ao não ter essa informação clara, todas as outras etapas que envolvem a definição de projetos e melhorias são impactadas.
Como esse indicador mostra o real momento em que seu negócio começará a dar lucros, logo medi-lo é essencial para a sobrevivência da organização. Sobretudo, se ela ainda está em um processo de amadurecimento, como uma startup, que precisa entender esse indicador para projetar os próximos passos para seus investidores.
O Break even pode ajudar na definição do valor ideal do preço de seus produtos/serviços, projeções de investimentos, redução inteligente de FTE, entre outras decisões estratégicas. Por isso, ele é o ponto inicial para a definição de qualquer projeto de melhorias na organização.
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e