A Avaliação e Monitoramento do Sistema ISQM 1, que traz garantias razoáveis de qualidade para as organizações, precisa ser revista anualmente e fornece à empresa dados que ajudam na conclusão se os objetivos traçados para a gestão da qualidade estão sendo alcançados.
Mas, de fato, o que significa isso?
A avaliação do sistema de gestão de qualidade serve para ver se os objetivos do processo de controle de gestão da qualidade foram alcançados. Por isso, a norma exige que seja criado um processo para o monitoramento correto deste processo, afim de que possam ser definidas medidas para a correção das falhas identificadas.
Neste processo, o monitoramento é a chave do negócio!
Mas, ele não é feito com uma fórmula única. Ele varia, sendo adaptado a realidade e circunstâncias de cada empresa. Mas, atenção, as inspeções externas não substituem o processo de monitoramento interno sobre a gestão de qualidade que contempla o Sistema ISQM 1.
Tudo depende da complexidade dos processos que envolvem a gestão de qualidade de uma organização para verificar o volume de monitoramento necessário.
Porém, em via de regra, é fundamental trabalhar a avaliação de constatações e identificação de deficiências no processo que envolve a gestão de qualidade desde a criação do processo de gestão e estar atento a todos os tipos de trabalhos que sua empresa realiza, nomear um líder de gestão de qualidade, determinar um processo para avaliação de riscos e estabelecer um processo claro de monitoramento. É muito importante entender desde já a norma sobre avaliação e Monitoramento do Sistema ISQM 1.
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