A LGPD ainda não é um foco para as empresas

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Apesar das punições já estarem acontecendo, segundo pesquisa realizada pela RD Station, 93% das empresas dizem conhecer ou, pelo menos, já ter ouvido falar da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, mas apenas 15% estão prontas ou na reta final de preparação, o que é um dado alarmante.

Apesar de as empresas terem três anos para se adequar à lei, o primeiro ano já passou e os processos estruturais para adequação às exigências da lei são muitos, envolvem questões culturais e financeiras com as quais não dá mais para as organizações deixarem para depois.

Já tivemos a instituição da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que publicou sua Agenda Regulatória para os anos de 2021-2022, o que é um documento voltado ao planejamento das ações regulatórias e a tomada de subsídios para regulamentação da aplicação da LGPD para microempresas, empresas de pequeno porte e startups. E, agora o passo a seguir é a fiscalização e possíveis sansões.

A falta de conformidade com a lei ou o vazamento de dados já pode acarretar em multas previstas na Resolução CD/ANPD nº 1 de 28 de outubro de 2021, que podem gerar alto impacto no caixa das organizações e, algumas vezes até comprometer a saúde dos negócios.

De acordo que um relatório divulgado pela Control Risks o Brasil foi o quinto maior alvo de ataques cibernéticos do mundo, com mais de 9 milhões de ocorrências no primeiro trimestre do ano passado. Ou seja, além de se preocupar com estar em conformidade com a lei, os riscos dos ataques cibernéticos podem gerar perdas que vão além das sanções da LGPD, como prejuízos de marca e de infraestrutura.

A Inflow Tech desenvolveu vários projetos nos últimos dois anos, muitos deles focados em segurança da informação para a adequação à lei e vemos que estes projetos duram até 6 meses para que a empresa esteja em conformidade, pois são necessários ajustes de tecnologia, processos para o manuseio de informações de pessoas físicas, mapeamento de todos os processos dentro de cada departamento da organização, treinamento de todos os colaborares, criação de políticas, entre outras questões.

Não vai adiantar se queixar depois de uma sanção ou sequestro de dados. A LGPD está aí e punirá a empresa, independentemente de seu porte.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress