O passo antes do M&A

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

Muitas empresas estão aproveitando o momento para buscar um M&A e garantir a continuidade ou crescimento de seus negócios. Mas, elas esquecem que vão passar por um crivo muito detalhado de seus processos e finanças para provar sua rentabilidade e, esse passo anterior precisa ser dado com bastante antecedência.

Um processo de M&A é algo muito técnico, longo e detalhado que envolve antes de se buscar um investidor um plano contendo:

Um plano de execução: no qual são definidos os objetivos da empresa ao procurar um M&A, qual a fora de fusão ou aquisição será escolhida e quais os tipos de investidores procurados para a participação.

Avaliação: em que são trabalhadas as análises da saúde financeira da empresa, focando na identificação dos benefícios e riscos da transação, além das projeções financeiras e vistos volume de vendas, receita e o balanço atual.

Valuation: neste momento é feita a análise de viabilidade econômica da organização de maneira muito técnica e quantitativa que permite avaliar o real valor de mercado da empresa e objetivos da estruturação do M&A.

Validação final antes do início das negociações: no qual são decidas as melhores opções para a empresa (fusão ou aquisição) e definição de próximos passos.

Como se vê, há um processo árduo até que se chegue na fase de negociações com os investidores e a empresa ainda tem de estar preparada para a fase de due digilence em que são avaliados minuciosamente os dados da companhia que receberá o investimento, sendo vistos aspectos de ordem comercial, jurídica, financeira, operacional e fiscal para identificar oportunidades e riscos para só aí serem trabalhadas as questões jurídicas de contrato e a feita a conclusão.

Por isso, é tão importante para uma empresa que busca um investimento por meio de um M&A entender tudo que envolve a questão e ter mais chance de êxito se estiver totalmente preparada para o que vai encontrar.

Antes de iniciar um processo de M&A, a empresa deve estar muito segura se seus processos estão detalhados, claros, corretos e eficientes. Verificar quais áreas da organização necessitam de ajustes antes de abrir as portas para os olhos dos investidores. Pois, assim, os riscos de uma estratégia fracassada de M&A são muito reduzidos. O recado é muito claro, a arrumação da casa é o primeiro passo para quem pensa em buscar um M&A para o seu negócio!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress