A metodologia OKR é usada por grandes empresas como o Google e na gestão de processos ela é uma ferramenta incrível até para a mudança de mindset da organização.
O Objectives and Key Results, entendido em português como objetivos e resultados chaves, é um conceito feito com foco na ideologia do CEO da Intel, Andy Grove e que ganhou o mercado no final da década de 1990, com o Google também adotando este formato de trabalho para traçar objetivos e estabelecer metas.
Como o próprio nome diz ela é focada muito mais em resultados do que no trabalho, não importando tanto o volume, mas sim o que se ganha com as ações em qualidade. Ou seja, ela mede se os resultados estão cada vez mais próximos do objetivo estabelecido pela companhia.
Como ela funciona?
É bem simples, primeiro se definem os objetivos, que nada mais são do que a descrição do que se pretende alcançar, de maneira sucinta, inspiradora e clara para motivar o próprio time e, depois são traçados os chamados “resultados-chaves”.
Estes resultados, devem ser quantitativos e mensuráveis e servem para medir o progresso em direção ao objetivo.
Em resumo, se começa traçando um objetivo claro sobre o caminho que a companhia ou um determinado departamento quer seguir e são traçados resultados-chaves para que este objetivo seja conquistado. Então, dentro dos resultados-chaves ainda são definidas metas em cada um deles. Ou seja, se parte da ideia de algo macro e como ele será conquistado passo a passo.
Para a visualização de rumos da companhia por parte da liderança é ótimo, pois ela consegue saber os rumos que a companhia está tomando e fazer correções de rota de uma maneira mais ágil e, para os profissionais também deixa claro o objetivo da companhia na qual todos devem seguir, o que muda o mindset de todos em relação a novas propostas de melhoria, estimula a inovação continua baseada em métricas e contribui até para a criação de uma sólida cultura da organização.
Se aliada com outras metodologias para o desenvolvimento do trabalho ágil, o OKR agrega muito valor e não é à toa que depois de duas décadas ainda é a queridinha de muitas organizações.
Texto base: https://blogdaqualidade.com.br/diferenca-entre-kpi-e-okr/
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