A alta da inflação e a redução de FTE

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

A alta da inflação torna ainda mais latente a necessidade de redução do FTE nas organizações que precisam garantir sua sobrevivência em tempos difíceis.

Mas, você sabe o que é FTE?

Full-time equivalente nada mais é que um indicador compara as horas de trabalho com a jornada esperada para um profissional em tempo integral e o resultado é um percentual de FTE.

O papel dele é servir de parâmetro para tomada de decisões. O foco é ter mais conhecimento sobre as atividades estratégicas da empresa e identificar os gaps em produção e mão de obra. Ou seja, medir impactos da produtividade, verificar se a carga de trabalho está abaixo ou acima do esperado por colaborador – se faltam pessoas para a execução do trabalho ou se os recursos de mão de obra estão sendo subutilizados.

Apesar de ser muito ligado ao setor de RH, este indicador fala sobre o desenvolvimento da empresa como um todo e diz se são necessários ajustes de processos ou tecnologia para que se faça mais, com menos.

Processos de consultoria são muito indicados para encontrar os gaps nos percentuais do FTE e reduzir o FTE de uma maneira geral para equilibrar os custos da organização a este momento de alta da inflação que impacta em toda cadeira produtiva é fundamental. Não digo isso em relação a diminuir o quadro de profissionais (apesar de que em alguns casos isso é necessário), mas de aproveitar melhor a mão de obra que se tem.

Afinal, a inflação impacta diretamente as empresas, pois com o IPCA acima de 10% ao ano, companhias não conseguem prever custos de produção, logística e entrega e, para sobreviverem, paralisam seus investimentos, correndo ainda mais risco a longo prazo e a redução de FTE feita de maneira não planejada ainda pode causar prejuízos gigantescos a longo prazo. Sem planejamento a redução do FTE como contenção aos impactos da inflação é mais prejuízo que lucro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts

Posts relacionados

Os perigos do FraudGPT

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, incluindo a segurança cibernética. No entanto, nem todas as aplicações de IA são benéficas. Recentemente, surgiu uma

Saiba mais »
plugins premium WordPress