Ao longo de anos de trabalho na área de consultoria de processos me deparei com muitas empresas que empregam trabalhar a cultura de inovação, mas na prática não aplicavam o real sentido do que a expressão quer dizer e isso é preocupante quando vamos fazer a projeção de continuidade destas organizações no mercado.
A cultura de inovação é uma cultura que promove a criatividade e apoia a geração de ideias vindas de todos os setores da empresa. De modo geral, ela é uma forma nova de trabalhar e de enxergar os processos internos e externos de uma organização por meio de um pensamento inovador aplicável.
Inovar é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, sobretudo em períodos de crise como o atual de inflação alta, instabilidade econômica interna e externa e escassez de recursos. Por isso, mudar o mindset de todas as áreas para trabalharem a inovação é tão decisivo e estratégico neste momento.
Empresas que praticam a constante inovação têm maior atratividade de clientes, fazem uso mais consciente de seus recursos, retêm talentos e ainda se antecipam a futuras demandas do mercado. Mas, a maioria delas já prega esse discurso, sendo que o que vamos são em sua maioria processos defasados, centralizados em poucas áreas da organização e, muitas vezes, duplicados.
Com metodologias certas, como o Canvas por exemplo, podemos identificar com mais agilidade falhas no processamento e auxiliar a aprendizagem mesmo por meio dos erros. E, com processos como este, claros e definidos nas organizações, conseguimos fazer com que todos da organização trabalhem para o mesmo objetivo, sem receio de expor suas ideias e contribuir com a constante inovação de onde trabalham. É um ganha-ganha que só é possível por meio de processos, clareza de comunicação e incentivo a essa cultura de inovação.
Muito mais que falar, não somente o colaborador, como também o consumidor irá cobrar o que o discurso de sua empresa diz em seu texto de apresentação. Já pensou nisso?
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e