A LGPD e a percepção do consumidor

<b>Mario Romero</b>

Mario Romero

Sócio de estratégia de marketing

O Procon também tem o poder de fiscalizar as empresas em relação a Lei Geral de Proteção de Dados e isso ainda gera mais necessidade de adequação a Lei mediante aos impactos que uma punição pode causar na imagem do consumidor em relação a sua marca.

Apesar de ter mais de um ano que todos ressaltam a importância de as empresas se adequarem a Lei, muitas delas não têm levado em consideração e agora podem se complicar com a atuação mais efetiva na fiscalização.

Li recentemente em um artigo que é muito clara a relação entre segurança de dados pessoais e os direitos do consumidor. , porque é quase impossível desvincular o titular de dados pessoais dos consumidores, afinal, para ter os dados tratados por uma empresa, esse titular tem algum tipo de vínculo de consumo, seja ele de produtos, seja ele de serviços.  

E, para quem pensa que a atuação do Procon não começou em relação a Lei está muito enganado. Recentemente o Procon do Mato Grosso do Sul, numa ação de fiscalização, autuou o Grupo James, a Centauro, a Privália e a Leroy Merlin, sendo essa a primeira de várias que podem ocorrer.

Os consumidores estão se familiarizando cada vez mais com a LGPD e a atuação mais efetiva do Procon vai chamar ainda mais a atenção deles para os cuidados com suas informações. Por isso, as organizações que estiverem adequadas terão mais espaço nas prioridades dos consumidores em um futuro bem próximo.

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