De acordo com a Gartner, a receita global de software de automação de processos robóticos (RPA) deve atingir US$ 2,9 bilhões em 2022, um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior e isso é uma prova que esta solução é muito viável como forma de redução de FTE.
De acordo com uma especialista da empresa, a taxa de crescimento de 31% em 2021, revela que o mercado de RPA cresceu muito acima da taxa média de crescimento do mercado mundial de software de 16% e ainda tem espaço para expansão deste segmento nos próximos anos.
Tudo isso porque as organizações por mais que tenham algumas atividades substituídas por RPA ainda processam muitos trabalhos manuais e a hiperautomação tende a ser uma tendência crescente.
Os custos de mão de obra e infraestrutura estão cada vez mais altos com a inflação apertando o caixa das organizações e uma possível recessão global que freia naturalmente o consumo. Então, o Break Even fica comprometido neste cenário.
A automação é uma forma clara de reduzir o tempo de produção, aumentando assim a lucratividade e reaproveitando a mão de obra para atividades mais estratégicas do negócio. O fato é que o RPA estará cada vez mais presente nas companhias.
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e