Já falei algumas vezes aqui sobre as preocupações em relação a demissão voluntária. Porém, no setor de tecnologia ela é muito potencializada e é preciso falar de como reter talentos dessa área tão requisitada pelo mercado.
Empresas de tecnologia e de outros setores já perceberam que é preciso mais que aumentar salários de suas áreas de TI para fazer com que seus profissionais permaneçam na companhia.
É fato que os salários na área já estão hiperinflacionados, muito pela falta de profissionais qualificados. Mas, a estratégia rasa de apenas cobrir uma oferta maior somente força o colaborador a ficar mais um tempo na organização, todavia não o fidelizará.
Quando desenvolvemos projetos de revisão de processos na Inflow Tech priorizamos muito não somente as metodologias como Lean, ágil, entre outras, mas também uma cultura humanizada e de inovação que traga aderência as nossas propostas revisão de processos
Profissionais de tecnologia, sobretudo os da geração Z precisam se sentir parte dos projetos da companhia para ingressarem com um propósito em suas atividades. É fundamental que eles entendam seu papel para o desenvolvimento do negócio como um todo e isso envolve reconhecimento de suas conquistas (não somente financeiro), ter líderes que escutem suas ideias e anseios e as coloquem em prática quando houver viabilidade, trabalhando em uma gestão compartilhada e que traga segurança psicológica deles.
Uma enquete divulgada em abril pelo G1 menciona que 88% dos 30 mil respondentes preferem ganhar menos e ter maior qualidade de vida. Dinheiro não é somente a solução para reter os profissionais de TI. É preciso redefinir a cultura organizacional. A pandemia forçou as companhias a colocarem a saúde mental em suas pautas.
Texto base: https://www.tecmundo.com.br/mercado/253188-reter-talentos-mercado-tecnologia-aquecido.htm