Tenho visto diversas matérias de empresas que estão criando seus escritórios no metaverso. Mas, qual o real propósito para a criação de um espaço neste novo ambiente que promete ser a revolução da internet?
Apesar de ainda gerar muitas dúvidas, o conceito do metaverso vem se popularizando e está no hall das big techs como prioridade, entrando até em discussões dentro de novela do horário nobre.
Como uma definição rápida, o mettaverso nada mais é que um ambiente que reproduz o mundo real por meio de tecnologias como realidade virtual e aumentada, mas pode ser muito mais que isso. Investimentos já estão sendo negociados nesse ambiente e, apesar de ainda estar muito ligada a área de marketing, o metaverso deve tomar proporções que afetarão diversos setores como imobiliário, varejo e até contabilidade.
Dados do Citibank indicam que até 2030, cinco bilhões de pessoas irão interagir no metaverso. Por isso, muitos estão se aventurando nessa nova revolução da internet para sair na frente, mas sem um real planejamento e propósito sobre o porquê estão criando escritórios virtuais.
Tudo isso gera confusão entre clientes e colaboradores que ao serem direcionados para o metaverso para reuniões sem propósito podem perder o interesse sobre as vantagens da tecnologia.
Por esse motivo me anima muito saber que algumas companhias estão utilizando o metaverso para engajar colaboradores trazendo mais integração a quem está no home office e deixando o processo de onboarding mais leve aos profissionais que estão chegando, sendo uma forma de inserir o publico interno nessa nova realidade de uma maneira prática e que resulte em um propósito claro.
Ter um ambiente no metaverso é uma ótima opção, mas é preciso estudar primeiramente a melhor forma de utilizá-lo neste momento.
Texto base: https://exame.com/carreira/na-ingredion-escritorio-no-metaverso-e-aposta-para-aproximar-funcionarios-no-home-office/
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e