Versão do artigo em vídeo: https://youtu.be/J4cU_HiDdng
Facebook, Twitter, Amazon e até o Google têm tratado sobre demissões em massa. Ao todo, 120 mil trabalhadores ao redor do mundo do setor de tecnologia foram demitidos nas últimas semanas. Seria esse um efeito de uma possível recessão global eminente?
Seria uma reestruturação do setor que estaria inflado em salários e investimentos sem limite?
É o fim dos cookies, uma maior restrição de dados pessoais que impactam a publicidade digital o problema?
Muitas são as perguntas e muitos são os movimentos que explicam esses números.
Apesar de vermos falta de profissionais qualificados no setor de tecnologia e você se perguntar o porquê da incoerência, a questão pode ser explicada por uma retração clara do mercado de publicidade digital para os próximos meses.
A crise econômica global agravada pela guerra da Ucrânia fez com que empresários do mundo todo revisassem seus investimentos em marketing e sem a receita garantida, as big techs têm sido obrigadas a rever seus planos para manterem crescimento.
Outro fator muito relevante é o avanço dos controles de segurança de dados e morte dos chamados cookies que desestimulam a publicidade digital, uma vez que aquela precisão todas de dados pessoais se perde com as novas políticas para atender exigências da LGPD, por exemplo. O próprio Iphone já traz controles muito maiores de segurança de informação de seus usuários.
Por fim, lembramos que o mundo caminha para sempre automatizar mais para otimizar custos e no setor de tecnologia isso não seria diferente. Talvez as operações dessas gigantes estivesse inflada e fosse necessária uma mudança de rota. Se na Inflow Tech acompanhamos os desafios constante das organizações de diversos setores em reduzir o FTE, no setor de tecnologia essa é uma tendência também.
Foi-se o tempo de contratações com budget sem limites e investimentos impensados no setor de TI.