Assistir a versão do artigo em vídeo: https://youtu.be/ye-RbPG0mQY
O uso da Inteligência Artificial na indústria financeira tem se tornado cada vez mais frequente e é visto como uma forma de melhorar a eficiência e a precisão em diversos processos. Uma pesquisa recente divulgada pelo IDC, realizada com mais de 300 executivos da indústria financeira em todo o mundo, aponta que a maioria das instituições financeiras acredita que a IA pode melhorar significativamente a eficiência e reduzir custos operacionais.
Os resultados da pesquisa indicam que 75% dos entrevistados acreditam que ela pode melhorar a precisão e a qualidade das decisões tomadas em suas organizações, e 67% afirmam que a IA pode reduzir os custos operacionais. Além disso, 61% dos entrevistados acreditam que essa inteligência pode melhorar a eficiência e a produtividade dos colaboradores da indústria financeira.
Essa aplicação tem se mostrado útil em diversas áreas, como por exemplo, na análise de risco de crédito, previsão de mercado, análise de investimentos, detecção de fraudes, personalização de serviços, entre outras atividades. Ela também tem sido utilizada para automatizar tarefas repetitivas, o que permite que os profissionais da área financeira se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas.
De acordo com o relatório “Global Fintech Report 2022” da Capgemini, a IA é uma das principais tecnologias que está impulsionando a transformação digital na indústria financeira. Ainda segundo o relatório, a IA tem sido amplamente utilizada em bancos e outras instituições financeiras para análise de dados, detecção de fraudes e para melhorar a experiência do cliente.
É importante ressaltar que essa aplicação na área também apresenta desafios, como a necessidade de garantir a segurança e privacidade dos dados dos clientes, a comprovação/tradução dos resultados gerados pelos algoritmos, além de questões éticas e regulatórias. Por isso, é fundamental que as empresas que estão utilizando a IA na indústria financeira estabeleçam políticas claras para o uso da tecnologia e garantam a transparência de seus processos.
Segundo matéria da Convergência Digital, os CFOs (Chief Financial Officers) devem se preparar para as mudanças que a TI financeira vai trazer até 2025. Isso inclui a adoção de soluções baseadas em IA, que podem ser utilizadas para automatizar processos, gerenciar riscos e melhorar a tomada de decisão e nós da Inflow Tech vemos isso constantemente nas demandas de nossos clientes.
Vale abraçar a tecnologia com cautela e planejamento para que a área financeira das companhias evolua com segurança e agilidade
https://tiinside.com.br/10/02/2023/pesquisa-revela-a-visao-da-industria-financeira-sobre-ia/?amp