Gestores de RH têm de estar atentos aos impactos da LGPD não somente nas informações de seus profissionais como também de candidatos que participam do processo seletivo de suas companhias e a automação pode ser a solução.
Estudo da BluePex Cybersecurity revelou que somente 15% das pouco mais de 200 PMEs pesquisadas já estão quase ou totalmente adaptadas às exigências da pesquisa. 37% reconheceram baixa aderência. Mas, após um ano que as sanções foram iniciadas, a dificuldade em adequação ainda é grande, sobretudo no setor de RH, que é onde está o coração das informações pessoais de colaboradores da companhia.
Por tratar de informações pessoais, os sistemas de RH têm de estar parametrizados com a lei sendo necessário além dessa segurança de informação garantida nos softwares de gestão, um trabalho minucioso de treinamento da equipe para o input, armazenamento e extração das informações dos profissionais.
Um time de RH tem detalhes que vão desde documentos da pessoa física, como endereço, dados bancários, informações de saúde e até em muitos dos casos a biometria, podendo causar sérios estragos se estes dados caírem em mãos erradas.
Por isso, políticas têm de ser feitas e processos revisitados. Muitos especialistas já recomendam as empresas a não mais utilizarem biometria para o ponto eletrônico, uma vez que seu armazenamento ainda deve ter um nível maior de segurança.
O importante a saber é que por mais que as punições neste primeiro ano têm sido flexíveis, daqui para frente incidentes tendem a ser menos tolerados. Por isso, um bom projeto de revisão no RH é fundamental.
Líderes precisam estar atentos aos impactos da IA Generativa!
A Inteligência Artificial (IA) Generativa está se tornando cada vez mais relevante, e os líderes de tecnologia devem estar preparados para enfrentar os desafios e