Uma das áreas na qual pode haver grandes perdas é a de gestão de compras. Também é por ela que grande parte de fraudes pode surgir. Mas, como gerir essa área de maneira correta?
Dentre as fraudes mais comuns que podem ocorrer na área de compras, temos:
- Desvio financeiro
- Corrupção
- Despesas não autorizadas
- Despesas duplicadas
Todas elas são muito fáceis de serem praticadas por profissionais e fornecedores porque há geralmente uma cultura de pouco controle e processos nesta área da empresa, que muitas vezes tem de aprovar compras com urgência e sofre por não ter uma gestão unificada. Afinal, em muitos dos casos, outros departamentos fazem compras que não passam pelo crivo específico da área de Supply Chain.
Não há uma fórmula mágica, mas em nossas experiências constatamos que iniciar a revisão de processos e implantação de tecnologias na área de compras é fundamental para alcançar o Break Even das organizações.
Na Inflow há anos estudamos como trabalhar para a redução de perdas das organizações e a área de compras tem tido muito destaque, por isso desenvolvemos uma gestão de RPA para a área que trabalha desde o início da cotação a finalização de compra, avaliando inclusive quais as melhores proposta, reduzindo riscos, fraudes e prejuízos que vão muito além do financeiro para as organizações.
A gestão de compras se não feita de maneira eficaz ocasiona perdas expressivas para qualquer organização. Não é uma área a ser ignorada.
https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-as-dez-fraudes-mais-comuns-que-ocorrem-nas-empresas/